Twitter Orkut Facebook Feed

04 junho 2011

Sistemas embarcados

Os sistemas embarcados são na verdade, “Sub-sistemas eletrônicos programáveis, integrantes de sistemas heterogêneos maiores”, segundo um estudo apresentado a comissão europeia.

Esses sistemas estão presentes em toda parte mesmo que você não os perceba a primeira vista, mas estão nos celulares, carros, câmeras, máquinas, e em vários outros aparelhos que utilizamos no nosso cotidiano. A presença desses sistemas é tanta que atualmente a quantidade desses sistemas presentes atualmente já ultrapassaram e muito o numero de pessoas no mundo, atualmente estima-se que existam 3 dispositivos embarcados por pessoa na terra.

Um bom exemplo desses sistemas é o celular, que possui um sistema embarcado, responsável pela comunicação sem fio, outro pela reprodução de imagens no display, pelo pressionamento das teclas e etc. Assim podemos ter uma ideia funcional de um sistema embarcado.

Mas na verdade esse sistema é feito eletronicamente, alguns compostos apenas de um microchip, outros já acoplam memórias e outros componentes e sensores.


Características

Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é muitas vezes chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória.

Interfaces do utilizador

Sistemas embarcados podem possuir desde nenhuma interface do utilizador (dedicados somente a uma tarefa) a uma interface de utilizador completa, similar à dos sistemas operacionais desktop (em sistemas como PDAs). Sistemas mais simples utilizam botões, LEDs ou telas bastante limitadas, geralmente mostrando somente números ou uma fila pequena de caracteres.

Sistemas mais complexos utilizam uma tela gráfica completa, usando tecnologias como ecrã táctil ou aquela em que o significado dos botões depende do contexto da tela. Computadores de mão também oferecem joysticks para apontar. O surgimento da World Wide Web forneceu aos desenvolvedores de sistemas embarcados a possibilidade de fornecer uma interface Web através de uma conexão por rede. Isso evita o custo de uma tela sofisticada, ainda que seja fornecida uma interface complexa e completa a ser acessada em outro computador. De modo geral, roteadores usam tal habilidade.

Processamento

Em geral os sistemas embarcados possuem uma capacidade de processamento reduzida em comparação com computadores desktops. Ao invés de utilizar microprocessadores, os desenvolvedores preferem utilizar microcontroladores, pois estes já possuem diversos periféricos integrados no mesmo chip.

Outra diferença é a variedade de arquiteturas disponíveis tais como ARM, MIPS, Coldfire/68k, PowerPC, x86, PIC, 8051, Atmel AVR, Renesas H8, SH, V850, FR-V, M32R, Z80 e Z8. Isso contrasta com o mercado de computadores pessoais, limitados à somente algumas arquiteturas.

Periféricos

Os sistemas embarcados comunicam-se com o meio externo através de periféricos. Estes periféricos podem combinados com o processador (como no caso dos sistemas microcontrolados) ou associados no sistema. Entre os periféricos mais comum temos:

· Entrada de dados através de teclas (geralmente através de teclados feitos com varredura matricial)

· Leds

· Display's de LCD (sendo os mais comuns os alfanuméricos por exemplo o HD44780)

· Interface serial - (Por exemplo RS 232, I2C)

· Universal Serial Bus - (USB)

· TCP/IP

Disponibilidade

Sistemas embarcados residem em máquinas que, espera-se, possam trabalhar continuamente por anos ininterruptamente, e que possam por vezes recuperarem-se sozinhas após erros. Portanto, o software é geralmente desenvolvido e testado mais cuidadosamente de que em computadores pessoais. A recuperação de erros pode ser atingida com técnicas como o watchdog timer, que reinicia o sistema a menos que o software notifique periodicamente que está funcionando corretamente.

-> Pessoal ultimamente tenho andado bem ocupado quanto ao curso na facul, então tenho demorado a postar alguns artigos, e tenho colocado aqui ultimamente alguns relatórios que tenho feito, como este e o de fibras óticas. Em breve ficarei com mais tempo para o verteck. Valew, e obrigado pela compreensão.

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011