Twitter Orkut Facebook Feed

04 maio 2011

Fibras Óticas

A transmissão de dados é feita através da conversão dos dados em diferentes sinais que saem de um transmissor e chegam a um receptor, que transforma os sinais em dados novamente. Esses sinais podem ser enviados de diversas maneiras, a mais usada é o envio por sinais elétricos, através de fios condutores de eletricidade, mas esses sinais elétricos podem ser afetados por campos eletromagnéticos externos, causando assim interferência e perda de dados.

Uma das alternativas atuais que vem sendo utilizada em larga escala é a fibra ótica, pois esta não sofre nenhum tipo de interferência, já que os dados trafegam na forma de pulsos de luz e viajam numa velocidade bem mais rápida.

As fibras óticas são capazes de transmitir dados a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, cerca de 10 Gbps (1280 MB/s), e os sinais são transformados em luz através de um laser ou um LED, e lidos por um sensor de luz como um fotodiodo ou uma célula fotovoltaica.

As camadas dos cabos

Os cabos de fibra ótica têm várias camadas que protegem e servem para transmitir os dados, dentre elas temos uma camada externa de plástico para proteger e evitar o desgaste natural.

Abaixo da camada plástica temos uma fibra de fortalecimento que acaba por deixar o cabo mais rígido e evitar a quebra da fibra ótica, e a perda do sinal.

A camada de revestimento interno tem função parecida com as outras, protegendo a fibra ótica de impactos, e é essa camada que a protege também das interferências da luz externa.

Após todas essas camadas ainda temos a camada de refração, que tem como função não deixar a luz escapar da fibra e a permitir aproveitar 100% dos feixes luminosos.

E por fim chegamos ao núcleo, que onde toda a informação em forma de luz trafega, e é feito de fibra de vidro, que é a associação de finíssimos filamentos flexíveis de vidro associado a uma resina poliéster.

Modelos

Existem dois modelos de fibra ótica no mercado atual: as fibras de monomodo e as de multimodo, cada uma com suas características, modo de fabricação e custos diferentes.

A fibra ótica de monomodo, só pode transmitir um sinal por vez, assim só existe uma única fonte de luz, geralmente um laser, emitindo os pulsos de dados, que consegue atingir distâncias de até 80 km.

Já a multimodo pode emitir vários sinais de uma única vez, utilizando-se geralmente de LED’s para isso, são mai baratas do que as monomodo, mas em contraposição só podem atingir distâncias de até 300 metros.

Muitas das vezes é preciso interligar distâncias muito maiores do que 80 km, e para evitar perder o sinal da fibra, são colocados amplificadores de sinais, que retransmitem o sinal ao longo do percurso para evitar a perda de informações.

Em tese é isso ae pessoal, espero que tenham gostado, mas ando sem muito tempo pra postar no Blog, pois comecei o curso de engenharia elétrica na UFRN e ando bem ocupado. Valew e até a próxima

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011