Twitter Orkut Facebook Feed

04 fevereiro 2011

Eletrônica na Informática

É importante sabermos, que sem a eletrônica a informática nunca teria vindo, pois a mesma foi projetada em meio a circuitos, placas e componentes eletrônicos que trabalham em conjunto para formar um computador.

Quando é encontrado um problema em um computador que envolve eletrônica a maioria dos técnicos em informática já condena a peça, muitas das vezes tendo uma solução bem simples. É ai onde você pode entrar para fazer a diferença na concorrência, é só aprender eletrônica! e é para isso que estamos aqui, para aprende-la, sendo assim vamos começar!!


Eletrônica Básica

Primeiro precisamos entender as grandezas, conceitos e unidades de medida dessa área, vejamos as principais:

1- Energia elétrica: é um tipo de energia baseada no movimento dos elétrons.
    1.1- Voltagem(Tensão): É a diferença de potencial entre dois pontos, em outras palavras seria a "força" responsável pela movimentação dos elétrons. Esta grandeza é medida em Volts(V).
      1.2- Corrente: É a grandeza responsável pelo fluxo dos elétrons, ou seja, quanto maior a corrente maior o fluxo de elétrons. Esta grandeza é medida em Ampères(A).
        1.3- Resistência: É a capacidade de um corpo se opor à passagem da corrente elétrica. Esta é medida em Ohms(Ω).

        • Para podermos calcular a relação entre as 3 últimas grandezas utilizamos a seguinte fórmula matemática:

        V=R*i (V=voltagem;R=Resistência;i=Corrente)

        Agora nos perguntamos, como fazer estas medidas? de voltagem, corrente e resistência? Ora, para isto utilizamos uma ferramenta de medição, o Multímetro.
        Com este aparelho selecionamos a escala que desejamos, e realizamos as medidas necessárias (veja aqui como utilizar o multímetro).

        Componentes Eletrônicos

        Agora que já estamos a par dos conceitos e grandezas da eletrônica, vamos conhecer os principais componentes que podemos encontrar em circuitos eletrônicos:

        Resistor: tem a função de aumentar a resistência elétrica de um circuito, e é medido em Ohms (Ω).
        Capacitor: armazena energia temporariamente, descarregando rapidamente. este medido em Farad (F).
        • Transistor: funciona como amplificador de sinais, assim como um interruptor de sinais elétricos, graças a ele é que se pôde construir um processador.
        Fusível: este é um dispositivo de segurança que só permite a passagem de corrente até certa amperagem, quando a corrente ultrapassa a corrente suportada pelo fusível ele estoura, assim prevenindo de outros componentes queimarem.
        Circuito Integrado (CI): é um componente que possui dentro dele diversos outros componentes miniaturizados, em sua maioria transistores, assim diminuindo o espaço em uma placa.
        Curiosidade: o Processador também é um CI.
        Problemas em geral

        Dentre os principais problemas elétricos que podem acontecer com um computador, a maioria se localiza na fonte ou placa mãe. Sendo assim vamos ver os problemas mais comuns, e como proceder diante destes:

        A primeira coisa a fazer é uma inspeção visual, para podermos identificar algum componente defeituoso e realizarmos sua troca.

        O capacitor e o fusível são os mais comuns de se achar com defeito, o capacitor depois de certo tempo pode começar a vazar ou inchar, e caso haja uma sobrecarga o fusível estoura. Para resolver-mos o problema, basta substituirmos os componentes danificados por outro de mesmo tipo.
        Fonte

        Uma fonte com problemas pode levar à problemas no PC, mas como sabemos que uma fonte está boa ou não? Vamos pegar o multímetro e saber! deixe na escala de corrente continua, e após a medição dos conectores que se encaixam na placa mãe, é só comparar os resultados com os da seguinte tabela:
        Outra forma de testar se a fonte está funcionando é pegar um clips, abri-lo, depois pegar uma ponta e enfiar no conector do fio verde e pegar a outra e enfiar no conector de qualquer fio preto.
        Se tudo estiver OK o cooler da fonte vai começar a girar, isto é um sinal de que a fonte está funcionando corretamente!!

        Atenção: Sempre que for manusear uma fonte verifique o chaveamento dela 110~220 para evitar qualquer estrago (se estiver utilizando um estabilizador o chaveamento deve estar em 110).

        3 comentários:

        Anônimo disse...

        cara, muito bom o post, mas
        "voltagem" não existe tecnicamente.
        o correto é tensão, ou até ddp (diferença de potencial).

        Everton disse...

        >cara, muito bom o post, mas
        >"voltagem" não existe tecnicamente.
        >o correto é tensão, ou até ddp >diferença de potencial).

        Sei que é tecnicamente incorreto o termo voltagem, porém como se trata de um post que traz a eletrônica básica para iniciantes, usei o termo voltagem por ser mais conhecido, talvez alguem fique confuso ao ver o termo DDP ou tensão, mas mesmo assim obrigado pela observação!

        Paulo (infodias) disse...

        Muito bom post, já havia postado em meu blog há um tempo atrás um tutorial ensinando como usar o multimetro, caso queiram dar uma olhada.
        http://www.infodias.com.br/como-usar-o-multmetro/


        VerTeck Copyright © 2011