Twitter Orkut Facebook Feed

14 fevereiro 2011

Como usar um multímetro

O multímetro é um instrumento que permite realizar as medidas mais necessárias e frequentes como são a resistência, a voltagem e a corrente, em todo tipo de circuitos elétricos e eletrônicos. Isto o converte em uma ferramenta indispensável mesmo para as pessoas que ainda não trabalham neste campo.

Um multímetro digital tem a facilidade de mostrar diretamente em seu display de cristal líquido o valor numérico da grandeza que está sendo medida, o valor é mostrado diretamente por isso não é preciso fazer multiplicações como acontece ao utilizar multímetros analógicos.

Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, os três tipos de medidas mais comuns são:

- Medir tensão elétrica (medida do nível de tensão elétrica medida em volts, cujos símbolos podem ser ACV se a tensão for alternada, DCV se a tensão for contínua).

- Medir a intensidade de corrente elétrica (medida em ampère cujo símbolo é A (em maiúsculo)).

- Medir resistência elétrica (medida em Ohms, cujo símbolo é Ω, a letra Omega).


Escalas

Nos multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza, uma indicação de valores encontrados na prática para estas escalas pode ser vista a seguir:

Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200m, 2, 20, 1000.

Escalas de tensão alternada: 200V, 750V ou 200, 750.

Escalas de resistência: 200, 2000, 20K, 200K, 2M ou 200, 2K, 20K, 200K, 20000K.

Escalas de corrente contínua: 200u, 2000u, 20m, 200m, 2A, 20A ou 200u, 2m, 20m, 200m, 2, 10.

Escalas de corrente alternada: 2A, 10A ou 2, 10.

A seleção entre as escalas geralmente é feita através de uma chave rotativa, mas também existem multímetros em que a seleção da grandeza a ser medida deve ser feita através de chaves de pressão, também existem multímetros que não tem nenhuma chave, neste caso será um multímetro digital de auto-range, ou seja, ele mesmo seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente.

Na utilização de multímetros em geral, principalmente em multímetros digitais, o mais importante ao usar um multímetro digital é saber selecionar a seção correta e a escala correta para o tipo da medição a ser feita.

Multimetro Analógico


Nos multímetros analógicos é um pouco diferente do digital, a diferença para saber qual é a medição real, é que no digital ela já aparece na tela sem precisar fazer nenhum cálculo, e no analógico é preciso fazer um pequeno cálculo para saber o valor que esta sendo medido. Vejamos como fazer essa medição:

O que se tem a fazer é multiplicar o valor que aparece no multímetro pelo valor da escala que você esta usando. Por ex: se você obter o valor 10 no visor e estiver na escala 200 o valor real será 2000 (10*200). Bem simples não?

Grandezas

Veja a seguir algumas grandezas com seus respectivos nomes nas escalas dos multímetros:

Tensão contínua = VCC, DCV, VDC (ou apenas um V (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e a outra linha continua).

Tensão alternada = VCA, ACV, VAC (ou um V (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele).

Corrente contínua = DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua).

Corrente alternada = ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele).

Resistência = Ohms, cujo símbolo é Ω, a letra Omega do alfabeto grego.


Medição

Tensão: Para medirmos uma tensão é necessário que conectemos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido, se a intenção for a de medir o nível de tensão aplicada sobre uma lâmpada devemos colocar uma ponta de prova de cada um dos terminais da lâmpada, este é um exemplo de uma medição em paralelo.

Tensão Elétrica

Corrente: Para medirmos a intensidade de uma determinada corrente com um multímetro digital, devemos colocar o multímetro em série com o ponto a ser medido. Se a intenção é medir a intensidade de corrente que circula por uma lâmpada devemos desligar um lado da lâmpada, encostar-se a este ponto uma ponta de prova e a outra ponta de prova deve ser encostado no fio que soltamos da lâmpada, este é um procedimento de uma ligação em série. É interessante deixar claro, que a grande maioria dos multímetros digitais só medem corrente contínua, por isso não devem ser utilizados para se medir intensidade de corrente alternada fornecida pela rede elétrica.

Corrente elétrica

Resistência: Para executar a medida de resistência deve-se desligar todos os pontos da peça a ser medida e encostarmos uma ponta de prova em cada terminal da peça, se for o caso de medir a resistência de uma lâmpada incandescente encostamos uma ponta de prova na rosca e outra na parte inferior e metálica do conector da lâmpada.

Resistência Elétrica

Todos os tipos de medidas devem ser feitas com critério e em nenhuma hipótese devem ser encostadas as mãos ou qualquer parte do corpo em nenhuma ponta de prova ou parte metálica durante a medida, caso isto venha a acontecer, o risco de levar um choque é grande além de eletricamente ter uma leitura errada, o interessante para quem não tem prática é treinar bastante manipulando as pontas antes de começar a medir qualquer coisa que encontre.

Medindo

O importante antes de medir qualquer valor é verificar o sinal de cada ponta do multímetro, ou seja, encostar o terminal positivo (ponta vermelha) no positivo, e negativo (ponta preta) no negativo, com exceção dos resistores é claro, pois estes não possuem lado positivo nem negativo, podendo ser ligados de qualquer lado. Depois de nos certificarmos que vamos conectar as pontas aos terminais certos, vamos verificar a grandeza e a escala que vamos medir, por ex: se queremos saber a tensão de uma bateria movemos o marcador para a grandeza de corrente contínua e de preferência colocamos na maior escala possível.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria d saber a diferença entre um multimetro, voltimetro e ohmmimetro

Erlandeson Jesus disse...

A Diferença é que o Multimetro reune as três grandezas V,I,Ohm. Já o Voltímetro mede somente volts,ohmmímetro mede somente resistência.

Unknown disse...

Sera que meu multímetro está com problemas fiz um teste em uma rede 220v para saber quanto estava dando a rede ele começou a fazer um barulho estranho e depois não marcou mais nada toda vez que ligo ele para testar a rede não consegue fazer a leitura coloquei as pontas de provas no lugar certo será que está com defeito de fábrica tem apenas quinze dias de comprado o que faço.


VerTeck Copyright © 2011