Twitter Orkut Facebook Feed

21 fevereiro 2011

Congelando o HD

Calminha aê não é nada do que vocês estão pensando, falamos em congelar, mas é no sentido de congelar os arquivos do HD e não em colocar o mesmo no congelador. Como assim? Esse processo é feito com intuito de fixar os arquivos no HD (congelar), assim toda vez que o computador reinicia ele vai estar sempre com os mesmos arquivos e configurações!!! Isso é ótimo para evitar os temidos vírus, e manter o computador sempre limpo e funcional toda vez que ligarmos o mesmo, evitando assim ter que formata-lo.


Para podermos realizar esse processo vamos utilizar o programa acima, o Deep Freeze!! que cria uma imagem do HD com todos os arquivos e configurações assim como o Disc Wizard no post: Criando imagem do HD. Criada a imagem, o Deep Freeze restaura a mesma imagem toda vez que o computador liga. Assim tudo no computador ficará intacto!! Esse sistema é muito bom para computadores públicos, como de lan-houses, escolas e universidades.

Deep Freeze em ação

Vamos ver agora cada detalhe desse programinha inusitado, mas antes precisamos baixa-lo e instala-lo. Para Baixa-lo, basta abrir um dos seguintes links achados na internet para baixar o DeepFreeze Standard 7.10.020.3176 + Serial:


    Depois de Baixado, basta instalar usando o arquivo DFStd.exe e usar a chave de licença no arquivo DF key.txt. Lembre-se na hora da instalação de selecionar somente as unidades onde está instalado o sistema operacional.

    Configurando

    Despois de instalado, o computador vai reiniciar e o Deep Freeze vai inicializar!, mas para configura-lo você precisa segurar a tecla SHIFT+Clique duplo no ícone do Deep perto do relógio ou pressionar CTRL+SHIFT+ALT+F6. Uma janela vai abrir pedindo uma senha, digite a sua senha de administrador do sistema, caso você não tenha uma, basta deixar em branco e dar OK que a seguinte janela vai se abrir:

    deep


    Vejamos o que podemos fazer aqui:
    1. Selecione esta opção para o computador iniciar congelado.

    2. Esta outra opção serve para desativar o congelamento por X inicializações (o numero X é configurado logo à frente).

    3. Esta opção desabilita por completo o congelamento.

    4. Este botão serve para criar uma imagem do sistema atual, na qual o Deep vai se basear quando for iniciar outras vezes.
    Se observarmos, podemos mudar a senha que aparece quando chamamos o programa, na aba password. Prontinho agora é só dar um OK, ou Apply and Reboot, que as configurações entrarão em vigor quando o PC reiniciar.

    Resumindo, o que vamos fazer é apenas clicar em Set Clone Flag dar OK e reiniciar o PC. Quando quisermos desabilitar a Freezagem é só selecionar Boot Thawed, e para habilitar Boot Frozen, sempre reiniciando para aplicar as configurações. Para atualizarmos a imagem na qual o Deep se baseia, é só desabilitarmos o congelamento fazer as alterações no sistema, dar um Set Clone Flag e Habilitar o congelamento novamente.

    Concluindo

    Depois ver como esse programa magnífico trabalha, criando imagens do HD e as restaurando toda vez que o sistema inicializa, deixo aqui o site oficial, e quem quiser ver, o manual está junto com o programa quando você baixou, na pasta Documentation. Espero que tenham gostado, e até a próxima.

    0 comentários:


    VerTeck Copyright © 2011