Twitter Orkut Facebook Feed

19 janeiro 2011

Criando Imagem do HD

Primeiro vamos entender o que viria a ser uma imagem do HD, é uma cópia exata do HD, com todos os seus arquivos, partições, configurações, Sistema Operacional e tudo mais. Resumindo, é um Backup do HD.

E pra que nos seria útil essa imagem? Ora, para várias situações, como: se seu HD desse queimasse você perderia todo seus dados (sem levar em conta os métodos de recuperação de dados), mas se você tivesse feito uma imagem, o que você tinha no HD, no momento em que ela foi criada estria à salvo!!!; também pode ser criada para evitar todo o processo de formatação e instalação de programas, pois assim que você formatar e instalar o S.O. e os programas e criasse uma imagem, nas próximas vezes que for preciso formatar, iria poupar trabalho, bastando restaurar a imagem para ter o PC da mesma forma que você havia formatado anteriormente. Essas são as principais causas de se querer criar uma imagem.

Criando a Imagem

Para criarmos uma imagem precisamos de uma programa que desempenhe essa função, entre os mais famosos temos o SeaGate DiscWiard, Acronis True Image e o Norton Ghost, mas aqui utilizaremos o DiscWizard pois este é de mais fácil manipulação. O DiscWizard pode ser encontrado de forma gratuita na Suite de Programas do Hiren's Boot ou no próprio site da Seagate (Link). Aqui eu utilizarei a versão 11.0 presente no Hiren's Boot, que nesta data ele se encontra na versão 13.0.

Primeiro Precisamos inicializar o computador pelo CD do Hiren's. Leia a nossa matéria de como fazer isso aqui.


Assim que o Hiren's iniciar selecione Dos Programs, depois vá em Backup Tools... e selecione Seagate Disc Wizard (Acronis TrueImage) caso você abra o programa e apareça um erro Pressione Alt+T+O+K, e tudo se resolverá. Agora você vai estar aqui:
Agora selecionamos a opção Image Backup e será aberto um assistente para nos guiar,se você não entende nada de inglês use o famoso Next> Next> Next> só parando na tela a seguir para escolher o disco e a partição que na qual se quer fazer a imagem:
e depois selecionamos o local onde queremos salvar, que pode ser desde um DVD, CD, Diskete, Pendrive ou até em outra partição ou disco e etc, (se for gravar em CD/DVD pode ejetar o cd do Hiren's, pois o Disc Wizard está rodando na memória e não vai travar) veja:
Agora avance mais algumas telas até chegar em uma confirmando o dados do procedimento a ser feito, clique em Proceed para começar a fazer a imagem. Assim que o processo terminar pode ficar tranquilão, pois seus dados e configurações até aquele momento!!!


Mas e quando o PC der pau? ou eu precisar restaurar a imagem? vamos com calma pois é facin facin, inicie novamente o sistema pelo CD do Hiren's Boot e abra o Disc Wizard novamente só que agora em vez de clicarmos em Image Backup vamos clicar em Image Restore, e se abrirá um assistente de restauração de imagem, agora siga o mesmo sistema do assistente de Criação de Imagem, Next> Next> até chegar na tela pra selecionar a imagem que foi feita anteriormente. Se você tiver feito o backup num CD ou em outra mídia, insira ela nesta etapa:
Avance, agora você vai estar na tela para selecionar o local onde será restaurada a imagem, ou seja você vai escolher o disco e a partição onde quer restaurar:
Depois de escolhido, vá avançando até aparecer a tela de confirmação. Pronto dê um Proceed, e é só esperar que tudo vai voltar a ser o que era!!! Valew galera e é isso aii.


Quem quiser ver as outras telas e procedimentos que eu pulei, veja aqui o manual de instalação do Disc Wizard (Inglês).

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011