Twitter Orkut Facebook Feed

29 janeiro 2011

Os principais erros quando se liga um computador

Hoje em dia os erros em um computador são mais comuns do que nós imaginamos, principalmente quando ele liga. E porque esses erros acontecem? um erro, nada mais é do que uma falha física ou lógica que compromete um processo. Já que é assim, vamos dar uma olhada nos principais erros que podem ocorrer na inicialização de um computador.



Erros na Inicialização do Sistema:

Erro: Ao ligar o Windows começa a carregar, mas no meio do carregamento ele reinicia e começa tudo de novo.
Causa: Os arquivos de inicialização do sistema foram corrompidos,  podendo ter ocorrido isto devido a quedas de energia, mal desligamento, e outros processos que levam a corromper o HD.
Resolução: Para resolver este problema é preciso do CD do Sistema em questão, e inicia-lo pelo Boot (veja como fazer isto aqui), No DVD do windows 7 ao iniciar clique mais abaixo em reparar o computador e abrirá uma janela com as ferramentas de reparação, nela clique em Prompt de Comandos:


Agora irá abrir um tela preta para digitarmos os comandos, para resolvermos o nosso problema vamos utilizar esse comando:


CHKDSK /F


Esse comando serve para reparar os arquivos corrompidos, assim resolvendo o nosso problema.

Erro: Quando o computador liga antes mesmo de iniciar o sistema operacional ele fica fazendo vários beep's estranhos.
Causa: O que ocorre é que quando ligamos o computador a BIOS se encarrega de testar todos os componentes do PC através de um teste chamado de POST, assim se houver algum componente que esteja inoperante para a inicialização do sistema ele começa a beepar.
Resolução: Para podermos identificar esse problema precisamos identificar qual sequência a BIOS está emitindo para podermos saber qual é o problema, essas sequências podem mudar de fabricante para fabricante ou entre modelos de placas, assim o melhor a fazer é consultar o manual da placa mãe, mas no caso de você não o possuir aqui vai uma lista que pode muito bem ajuda-lo.



1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa mãe corretamente.


1 Bip longo: Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM.


1 Bip longo e 2 bips curtos; 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.


2 Bips curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória.


2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no Setup.


3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.


4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.


5 Bips: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias).


6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 – Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.


7 Bips: Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.


8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.


9 Bips: Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.


10 Bips: Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.


11 Bips: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse “refresco” conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.
Créditos dos beeps: Carlos E. Morimo.

Erro: Ao iniciar exibe uma mensagem de erro, que pede para apertar F1 para continuar.
Causa: Novamente o nosso amigo POST verificando agora os periféricos e dispositivos do PC, nesse caso há algum problema em algum dos periféricos existentes no PC.
Resolução: é só identificar as mensagens de erro pela lista a baixo e resolver o problema:


CMOS BATTERY STATE LOW: bateria gasta. A bateria da placa mãe está perdendo a carga. Alguns indícios que ela está ficando sem carga é quando o relógio do micro começa à atrasar. Para resolver é só substituir a bateria por uma nova.

CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET: o Setup não está configurado. É só entrar no setup e configurá-lo corretamente.

CMOS CHECKSUM FAILURE: os dados da memória CMOS está corrompidos. Entre no setup e reconfigure tudo.

CMOS MEMORY SIZE MISMATCH: o micro tem uma quantidade de memória RAM diferente da apontada pela memória CMOS. Para resolver isto é muito simples, basta entrar no Setup, não alterar nada e mandar gravar ao sair para que o Setup automaticamente atualize a quantidade de memória RAM na memória CMOS.

CMOS DISPLAY TYPE MISMATCH: o tipo de placa de vídeo está configurado incorretamente no Setup. Basta entrar no Setup e corrigir o erro.

NVRAM INOPERATIONAL: a memória NVRAM está defeituosa. A solução é trocá-la (Isso para micros ou outros dispositivos que utilizam NVRAM, porem é muito dificil encontra-la para troca, teria que se retirar a mesma de outro dispositivo)

CMOS TIME AND DATE NOT SET: entre no Setup e reconfigure data e hora



FLOPPY DISK(S) FAIL: o drive de disquete esta com problemas. Verifique o drive de disquete pode ser só um mal contato.


KEYBOARD ERROR OR NO KEYBOARD PRESENT: Erro no teclado. Verifique se ele esta bem conectado, se sim, o teclado ou a entrada PS2 esteja com problema.


CPU FAN ERROR: o cooler do processador não está funcionando corretamente. Verifique-o pois o problema pode ser só um mal encaixe ou mal contado.


Erro: Quando aperto o botão de ligar o computador não dá nem um sinal de vida (se não acontecer nada).
Causa: Pode ser um problema elétrico, verifique as instalações elétricas ou  pode acontecer da sua fonte de alimentação ter queimado, ou os fios que ligam os botões frontais à placa-mãe (aqueles coloridos), estarem desconectados ou que tenham sido ligados errado.
Resolução: Abra o gabinete e verifique os fios coloridos que ligam os botões à placa-mãe.


Se estes fios estiverem conectados corretamente, vamos partir para a fonte de alimentação, para testa-la pegue um clips ou arame, e no conector de 20 pinos insira uma extremidade do clips no fio verde e a outra no fio preto, agora ligue a energia, se o cooler da fonte começar a girar, ela está boa, caso contrário é ela o nosso problema.
Caso nenhum dos procedimentos acima funcione, a única solução é testar os outros componentes, como processador, memória e etc.




Espero que agora ninguém fique sem poder ligar o computador só por causa de um erro bobo!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

pricing your ebook for maximum profit http://audiobookscollection.co.uk/es/Information-Security-6th-International-Conference-ISC-2003-Bristol-UK-October-1-3-2003-Proceedings/p195222/ backlit ebook reader [url=http://audiobookscollection.co.uk/Advances-in-Evolutionary-Algorithms-Theory-Design-and-Practice/p134703/]free ebook atlas shrugged[/url] xaml in nutshell ebook torrent

Anônimo disse...

membership plus software http://buysoftwareonline.co.uk/de/news-39/Windows-8-Ready-in-2012 organ music writing software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-36791/Adobe-Flash-Media-Interactive-Server-4-5-x32]garmin software for blackberry pearl[/url] what is off the shelf software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/es/product-34610/Microsoft-Windows-7-Ultimate-x32-ENGLISH-Service-Pack-1]Microsoft Windows 7 Ultimate x32 ENGLISH Service Pack 1 - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] wine recipe software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-36962/Smart-PC-Recorder-4-9][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://redbrickstore.co.uk/products/zantac.htm][img]http://onlinemedistore.com/5.jpg[/img][/url]
canadian pharmacy alemania http://redbrickstore.co.uk/products/glucophage.htm philippine pharmacys [url=http://redbrickstore.co.uk/categories/healthy-bones.htm]ny online pharmacy[/url]
college of pharmacy in canada http://redbrickstore.co.uk/products/lotensin.htm shadyside pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/hair-loss-cream.htm]hair loss cream[/url]
hipaa and pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/gift-kamagra-jelly.htm wilkes barre pharmacy school [url=http://redbrickstore.co.uk/products/ventolin.htm]kaiser pharmacy[/url]
pharmacy technician jobs california http://redbrickstore.co.uk/products/rave--energy-and-mind-stimulator-.htm university pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/actos.htm]actos[/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/zocor.htm][img]http://onlinemedistore.com/3.jpg[/img][/url]
international pharmacy reviews http://certifiedpharmacy.co.uk/products/kamasutra-contoured-condoms.htm safeway pharmacy san francisco [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/retin-a-0-05-.htm]cvs pharmacy new orleans[/url]
international pharmacy lists http://certifiedpharmacy.co.uk/products/chloramphenicol.htm how do i file a complaint against target pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/diovan.htm]diovan[/url]
pharmacy stores cvs city enter 24 hour 1 hour photo retail state http://certifiedpharmacy.co.uk/products/sustiva.htm online pharmacy busted [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/diabecon.htm]remote pharmacy new york[/url]
alabama board of pharmacy change of ownership distributor http://certifiedpharmacy.co.uk/products/avapro.htm gem pharmacy medication refrigerators [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lamisil.htm]lamisil[/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/remeron.htm][img]http://onlinemedistore.com/9.jpg[/img][/url]
spanish words related to the pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lotensin.htm cvs pharmacy coolidge corner [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/cart.htm]how to become a certified pharmacy technician[/url]
pharmacy theft http://certifiedpharmacy.co.uk/products/gift-kamagra-jelly.htm rx pharmacy meds affiliate [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/himcolin.htm]himcolin[/url]
online pharmacy business model http://certifiedpharmacy.co.uk/products/isoptin.htm state pharmacy assistance [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/clarinex.htm]volel pharmacy[/url]
pharmacy graphic clip art http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/p.htm usc school of pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/valtrex.htm]valtrex[/url]

Anônimo disse...

Pretty component of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I acquire actually loved account your blog
posts. Any way I'll be subscribing on your feeds or even I achievement you get
right of entry to consistently fast.

Feel free to surf to my homepage; shock training collar

Anônimo disse...

Everyone loves it when folks get together and share ideas.
Great website, keep it up!

Here is mmy web-site ... west chester pa locksmith


VerTeck Copyright © 2011