Twitter Orkut Facebook Feed

26 janeiro 2011

Computação em Nuvens

computação nas nuvens
Tanto que se ouve falar na nuvem, um conceito bem atual e inovador que visa utilizar os programas direto da internet, ou seja, os programas não são instalados no seu computador, e sim num servidor da web, acabando assim com uma série de problemas e trazendo vantagens, vejamos agora os prós e contras dessa tecnologia!!
O que é?


Como já foi dito a computação em nuvem (Cloud computing em inglês) tem como base o uso da internet para utilizarmos apps, programas e fazermos tudo o que fazemos num computador com software local, só que pela internet, onde inclusive o armazenamento dos dados e arquivos ocorre no próprio servidor. Resumindo: a computação em nuvens é você poder fazer tudo o que faz de forma OffLine de forma OnLine.


Um exemplo disso é o google docs, na qual você pode criar documentos de texto, planilhas, apresentações em slides, desenhos e etc. Outro bem famoso é o PayPal que você utiliza seu dinheiro de forma OnLine, é como se fosse uma carteira virtual onde você pode comprar com seu dinheiro virtual, também como pode receber dinheiro.


Prós



  • O usuário não precisa se preocupar com o hardware nem S.O. do computador, já que ele só vai depender do processamento do servidor que ele estiver acessando;
  • As atualizações são feitas de modo automático;
  • Você pode acessar a nuvem de qualquer lugar que haja internet já que nada vai depender do seu computador, mas sim do servidor onde ele se encontra;
  • Diminui a necessidade de manutenção, já que tudo fica a cargo do servidor;
  • A necessidade de comprar licenças de softwares vai diminuir, já que a grande maioria dos softwares nas nuvens são free;
  • Trabalhos demorados que requerem muito processamento, como renderização 3D, poderiam ser feitas em pouco tempo graças aos robustos servidores presentes nas nuvens.
Contras

  • O sistema fica limitado a internet, caso haja perda de conexão a nuvem se condensa, ou seja não será possível fazer quase nada enquanto não houver internet.
  • A segurança fica comprometida, já que os seus dados ficam OnLine o tempo todo no servidor.
Plataformas

Atualmente já existem algum sistemas operacionais totalmente integrados a nuvem, como o próprio S.O. do Google, o ChromeOS, e outros como o ICloud, SilveOS, o G.ho.s.t, e o eyeOS.


Conclusão


Então se prepare pois esta tecnologia está prometendo fazer parte da nossa vida no futuro, e já esta começando a andar, portanto se preparem para a nuvem!!!

1 comentários:

L disse...

:-) Monica


VerTeck Copyright © 2011