Twitter Orkut Facebook Feed

16 março 2011

Guia do fone de ouvido

Os fones de ouvido são encontrados em toda esquina que pudermos imaginar, são usados em MP3 players, Celulares, e qualquer reprodutor de mídia encontrado atualmente. Estes tem a função de redirecionar o som só para você, sem incomodar ninguém ao redor. A maioria dos reprodutores de mídia atuais já vem com fones de ouvido, mas nem sempre são de boa qualidade o que prejudica a qualidade do som, além de poder também prejudicar a sua saúde auditiva. Caso você zele pela qualidade do som e pela sua saúde auditiva, nos resta comprar um fone melhor.

fone_mp3

Existem vários tipos de fones de ouvido, e ao escolher o seu deve observar os seguintes quesitos: A qualidade do áudio, se é confortável, o tipo e se encaixa no seu player é claro.

1- Qualidade: Quanto a qualidade do som devem ser observados os seguintes fatores:
1.1-Frequência: Medida em Hertz, abreviada em Hz ou KHz (KiloHertz que representa 1.000 Hz), quanto maior o intervalo de frequência abrangido pelo fone melhor. De 20hz à 20.000hz já está de bom tamanho.
1.2-Sensibilidade: É medido em dB/mW, e segue a mesma ideia da frequência, quanto maior melhor.
1.3-Potência: Medida em mW (miliWatts), indica a potência sonora do fone, ou seja quanto maior a potência mais “alto” o som irá sair. Cuidado ao analisar este item, pois uma potência muito alta pode danificar a nossa audição.
1.4-Impedância: Medida em Ohms, está ligada ao volume da música, quanto maior a impedância menos você terá de aumentar o volume.

2-Conforto: Ao procurar um fone procure um que se adapte bem as suas orelhas, que não irrite-as, pois não vai adiantar de nada você ter um fone de alta qualidade, que fere as suas orelhas depois de certo tempo de uso. Verifique também o tamanho do cabo, pra ver se é possível colocar o player no bolso. Dê preferência a um fone que vá do seu ouvido até a metade da coxa ou mais.

3-Tipos: Veremos agora os tipos de fones existentes no mercado:ipod_white_earbuds

3.1-Earbud: é o tipo mais comum de fone, ele é colocado na entrada do canal auditivo, mas não tem um bom isolamento, ou seja os ruídos externos atrapalham o som, o que leva ao usuário aumentar o volume, levando à futuros problemas auditivos. Embora sejam os mais vistos por ai, não os aconselho justamente por causa do problema citado acima.



in-ear

3.2-Intra-auriculares (in-ear): este tipo, diferente do anterior possui um bom isolamento, pois o mesmo é introduzido dentro do canal auditivo, isolando assim os ruídos externos, esteé muito bom para se usar em locais barulhentos, mas não se recomenda usa-los na rua, por causa do seu isolamento acústico. Este tipo de fone precisa de limpeza mais constante, já que ele fica dentro do canal auditivo que acumula a cera de ouvido.




Supra-auricular

3.3-Supra-auricular (headset): Este tipo possui uma tiara que fica em volta da cabeça, são aqueles “fones de DJ”. Este tipo de fone é bem confortável e reproduz com bastante fidelidade os sons (devido ao seu tamanho), são menos nocivos a audição devido a distancia do fone até o tímpano, e tem um isolamento acústico bom, porém são bem menos discretos. Este tipo é mais recomendado para jogar em PC’s, e para DJ’s. Verifique o material que acolchoa os fones, para um melhor conforto.



Além dos tipos de fones citados acima, podemos citar algumas tecnologias e equipamentos que geralmente os acompanham:

  • Microfone: muitos fones vem com microfone, geralmente os de celular, e os Supra-auriculares vem com eles, ideal para conversas seja pelo PC ou celular, ou mesmo para gravar algo.
  • Antirruído: este tecnologia capta os ruídos externos e cancela esses ruídos através de ondas sonoras, deixando assim o fone com um isolamento impecável.
  • Sem fio: esta tecnologia dispensa o uso de fios, evitando assim preocupações com o comprimento do cabo que o liga ao player, dando assim uma sensação a mais de liberdade.
  • Hi-Fi: tecnologia que tenta deixar a reprodução de áudio o mais fiel possível, Hi-Fi significa High Fidelity (Alta fidelidade).

Cuidados com a Audição

  • Evite usar o fone só em um ouvido, isso pode fazer você perder a assimetria auditiva entre os dois ouvidos.
  • Nunca use a capacidade total da sua fonte de áudio, o ideal seria não passar dos 60%, pois a intensidade máxima que o ouvido humano consegue escutar continuamente é de 85 dB, equivalente a uma avenida bem movimentada.

Informações Adicionais

  • Procure fones que não tenham algum controle de volume no meio do cabo, este pode até ser de grande utilidade, mas normalmente prejudicam a qualidade do som.
  • Nunca sopre dentro dos fones, pois o diafragma do auto-falante é muito sensível e pode ser danificado com um simples sopro.
  • Para limpar basta usar um pano macio e umedecido.
  • Ao guardar o fone de ouvido seja cuidadoso, não force o conector (primeiro local onde há um mal contato), evite as dobras e nós, e cuide dele com carinho Smiley mostrando a língua;

Conclusão

Cada fone é feito com um propósito, procure o que mais se adequa a você e lhe agrada, procure também por um bom custo benefício pois hoje em dia qualquer coisa de qualidade custa caro. Sendo assim espero que achem um fone que complete a vida de cada um de vocês, rsrsrs. Bom som a todos!!Anotação

3 comentários:

Tiskaniska_BR disse...

Olá amigo.
A matéria está boa, más infelizmente você cometeu alguns erros.

Na potencia neste caso é em mili Watts(mW), mega Watts seria MW, e porque também nenhum fone aguentaria esta potência que você descreve, pois o filamento de cobre tem o diâmetro muito fino.

Outro erro seria impedância, quanto menor impedância, menor será a resistência da energia ao passar pelo fone, portanto melhor desempenho de som, ou seja, maior o resultado do volume de som, isso é facilmente visto em falantes de studio onde eles usam falantes de até 2 ohms.

Esperto ter ajudado.
Abraços.

Anônimo disse...

eh simples, compra um beats monster eh resolve qq coisa.

Everton disse...

Tiskaniska_BR obrigado por ter notado esses erros bobos, já os corrigi, afinal não sou nenhum Audiófilo!! valew


VerTeck Copyright © 2011