Twitter Orkut Facebook Feed

10 fevereiro 2011

Tipos de Mídias em Disco

No mercado existem vários tipos de mídia, principalmente as feitas em discos, como os CD's, DVD's, Blu-ray's e etc. Mas você sabe das características e sub-tipos de cada um deles? vamos acompanhar a matéria e ver detalhe por detalhe de cada um deles. Tem coisa bem interessante por ai...


Face e Camada

A face é o lado de cada mídia, que pode ser:
  • Simples Face (Single Sided): os dados são gravados somente em um lado da mídia.
  • Dupla Face (Dual Sided): os dados podem ser gravados dos dois lados da mídia, isto quer dizer que não existe aquela impressão na parte de cima da mídia, onde você pode escrever. O único porém da dupla face é que para você ver todo o conteúdo da mídia você tem que vira-la.

A camada representa a área gravável do disco, que pode ser:
  • Simples Camada (Single Layer): quer dizer que só existe uma camada para gravação, que é a refletiva.
  • Dupla Camada (Dual Layer): existem duas camadas de gravação na mesma face, uma em cima da outra, uma semi-refletiva e a outra refletiva. Com isso é possível armazenar mais dados em uma única face.
Tipos de mídias

Já entendemos o que é face e camada, e agora vamos ver os tipos de mídia e suas características e aspectos:
  • CD (Compact disk): esta mídia bastante popular, e usada para armazenamento de dados, música e etc. O CD possui 12cm de diâmetro (tamanho universal), e não exite uma versão de dupla camada para CD. Confira os tipos de CD existentes:
1.CD-ROM: Este tipo de CD só permite a leitura de dados.

2.CD-R: Já este é o famoso CD "virgem" , pois é possível gravar dados nele, no entanto somente uma única vez.

3.CD-RW: Támbém permite a gravação como o CD-R, mas este pode ser regravado inúmeras vezes.


  • DVD (Digital video disk): O DVD o sucessor do CD, é usado comumente para gravação de vídeos e filmes, assim como gravação de dados também, o mesmo possui 12cm de diâmetro assim como o CD, mas tem uma capacidade de armazenamento maior, vejamos os tipos de DVD:
1.DVD-ROM: Este tipo só permite a leitura de dados.

2.DVD-R: Este é o comparsa CD "virgem", ou seja, O DVD "virgem" , é possível gravar dados nele, no entanto somente uma única vez.

3.DVD-RW: Támbém permite a gravação como o DVD-R, porém este pode ser regravado inúmeras vezes.

4.DVD+R e DVD+RW: são formatos desenvolvidos por um grupo de fabricantes para melhorar o desempenho e a velocidade de gravação dessas mídias, sendo reconhecidas como a evolução do DVD-R e DVD-RW.

  • Blu-ray: É um formato de mídia novo, que promete deixar o DVD de lado já que este é o seu sucessor, embora sua capacidade de armazenamento seja muito maior do que o do DVD, este têm o mesmo diâmetro de 12cm do DVD e do CD. Vejamos os tipos de Blu-ray (abreviados em BD):
1.BD-ROM: Serve somente para a leitura.

2.BD-R: Com este formato é possível fazer uma gravação.

3.BD-RE: Este, assim como o BD-R permite a gravação, a diferença é qu este tipo pode ser regravado.


Armazenamento

Já conhecemos todos os tipos de mídia em disco, mas quanto será que cada tipo consegue armazenar? Vamos descobrir isso agora.

Tipos de MídiaSimples faceDupla face
CD700MB1.4GB
DVD Simples camada4.7GB (DVD-5)9.4GB (DVD-10)
DVD Dupla camada8.5GB (DVD-9)17GB (DVD-18)
Blu-ray Simples camada25GB50GB
Blu-ray Dupla camada50GB100GB
OBS: Os valores acima são os valores padrões, mas mesmo assim podem haver versões com tamanhos de armazenamento diferentes, dependendo do fabricante.

Leitura e Gravação

A leitura e a gravação só podem ser feitas por seus respectivos equipamentos, por exemplo: para ler um CD preciso de um leitor de CD, da mesma forma que para gravar um DVD eu preciso de um gravador de DVD.

Tanto a leitura como a gravação é feita através de um laser, que fica na unidade óptica de leitura/gravação, que ao bater na superfície da mídia, a mesma reflete emitindo os dados, ou é marcada pelo laser gravando assim os dados. Veja a figura:
Imagem: Wikipédia



Diagrama das camadas de um CD:

[A] - camada de policarbonato onde os dados são codificados.

[B] - camada refletora que reflete o laser.

[C] - camada selada para evitar oxidação.

[D] - as ilustrações são impressas nessa camada.

[E] - o raio laser lê o disco de policarbonato, é refletido de volta e lido pela unidade de disco.


Conclusão

As mídias em disco estão evoluindo cada vez mais e aumentando ainda mais a sua capacidade de armazenamento. O problema é que nem tudo é perfeito, uma das desvantagens desse tipo de mídia é o fato de arranhar, prejudicando assim a leitura dos dados. É por isso que o mercado de mídias removíveis como pen drives e HD's portáteis vem crescendo cada vez mais, já que os mesmos não arranham (de arranhar eles até arranham, kkk, mas não vai prejudicar a leitura dos dados). E ai quem será que vai ganhar esta luta?? mídias em disco ou as removíveis?? Só esperando pra ver mesmo...

Até a próxima espero que tenham gostado e entendido mais sobre esse tipo de mídia.

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011