Twitter Orkut Facebook Feed

26 fevereiro 2011

Eletrônica voltada à informática

Como já sabemos utilizar um multímetro, vamos ver em que ele pode no ser útil dentro da área da informática. Vamos começar pelas voltagens, para saber se cada uma está correta!!

Conectores

No conector da fonte vemos 20 pinos, e cada um desses pinos emite certa tensão, quando uma fonte está problemática essa tensão de cada um dos pinos vareia, para mais ou para menos, sabendo disso é só ter o multímetro em mãos e começar a medir, vejamos as seguintes representações dos conectores:

image

image

Se vocês observarem bem as tensões são separadas pelas cores dos fios, observem a voltagem que cada fio emite por cor:

1. Vermelho………..(5v)

2. Laranja…………..(3.3v)

3. Amarelo………….(12v)

4. Verde……………..(5v)

5. Preto……………...(0v Terra)

6. Azul……………….(-12v)

7. Branco……………(-5v)

8. Roxo………………(5v)

9. Cinza………………(3.3v)*este valor pode variar

Polaridade

A polaridade de um componente está relacionada com o seu terminal positivo (cátodo) e o seu negativo (ânodo), estes terminais devem estar ligados corretamente no circuito, para evitar que a corrente elétrica circule errada pelo componente, fazendo-o funcionar de maneira errônea. Geralmente existe algo indicando o terminal negativo do dispositivo. Como:

imageimage

Testando componentes

Já sabemos todos os valores das tensões dos pinos, mas se algum desses valores der errado? Ora, vamos abrir a fonte e testar os seus componentes, mas antes de medir os mesmos precisamos retira-los do circuito para evitar que algum outro componente interfira na medição.

a) Resistor, para sabermos se um resistor está funcionando, medimos o valor da resistência com um multímetro e agora comparamos com o código de cores impresso no componente. Se tudo der igual é porque o mesmo está bom. Veja a tabela de cores:

image

a) Capacitor, já para sabermos se um capacitor está bom, primeiro descarregue o capacitor, fazendo contato entre suas pontas com algum metal. Coloque na escala de resistência do multímetro e veja se o valor fica oscilando, caso positivo, o capacitor está bom.

image

b) Fusível, é só verificar se o mesmo está queimado ou não.

image

c) Diodo, o diodo é um semicondutor que só permite a passagem da corrente elétrica em uma única direção, para sabermos se este está danificado é só medirmos ele duas vezes, mudando as pontas do multímetro, se em uma das medições a corrente ficar passando e na outra a mesma não passe, significa que o mesmo está bom.

image

Existem outros tipos de diodos também, como o LED, Fotodiodo, Diodo Zener e etc.

image

Unidades de grandeza

• Resistores: o quilohm (kW ) e o megohm (MW ).

K = 1000 M=1000000

Assim, em lugar de falarmos que um resistor tem 4700 W é comum dizermos 4,7 k ou simplesmente 4k7, onde o “k” substitui a vírgula.

Para um resistor de 2 700 000 ohms falamos simplesmente 2,7 M ou então 2M7.

• Capacitores:

1mF = 10-6F

1nF = 10-9 F

1pF = 10-12F

Veja então que 1 nF equivale a 1 000 pF e que 1 mF equivale a 1 000 nF ou 1 000 000 pF.

Sabendo destes tipos de medição podemos assim consertar qualquer aparelho eletrônico, é só saber qual é o componente defeituoso e realiza a troca do mesmo!!

3 comentários:

Tcastela disse...

Olá Everton!
Descobri seu blog um dia desses e agora sempre passo por aqui pra dar uma olhadinha, cara pode me ajudar a esclarecer uma dúvida?
Tenho um pc com fonte BTX e quero trocar a fonte por uma mais potente, mas é muito difícil achar esse tipo de fonte, será que daria pra eu usar uma atx? Desde já agradeço...
Abraços e continue com suas postagens legais e didáticas!

Everton disse...

Olá Tcastela! olha você pode sim utilizar uma ATX no lugar da sua BTX, mas o problema é ver se conector vai encaixar na sua placa mãe,o que acho dificil, pois o n° de pinos do encaixe da fonte BTX é diferente da ATX.
Mas você pode utilizar um conversor ATX-BTX, resolvendo assim o seu problema!!
olha o link de um conversor ATX-BTX no mercado livre

espero ter ajudado, qualquer duvida é só entar em contato.

Tcastela disse...

Valeu Everton pelas dicas!
Vou ver se acho um adaptador desses aqui pela minha cidade e procurar um modelo de fonte boa, tenho que me preparar porque a fonte do meu pc já tem uns 4 anos e jogo muito nele, fonte original de 305W deve estar com uns 55% da potência de uma nova!
Abraços...


VerTeck Copyright © 2011