Twitter Orkut Facebook Feed

14 janeiro 2011

O que acontece quando você navega na internet?

As vezes você está na frente do PC, navegando na internet, respondendo recados no Orkut, dando RT no Twitter, curtindo no Facebook, olhando outros sites e se pergunta: como é que essa tal de internet funciona?? Pois é, agora vamos districhar o que acontece quando clicamos no link daquele site!!!

Como funciona um site

Um site nada mais é do que um servidor, ou seja, um computador que serve a outros computadores, neste caso fornecendo acesso ao site. E nele ficam armazenadas as páginas e arquivos pertencentes ao site em questão.

Troca de dados

Agora vamos entender como acontece a troca de dados entre o PC e o servidor que acessamos. Imagine duas pessoas conversando, para conversarem, elas precisam saber o seu nome e o da outra. Da mesma forma acontece com o seu PC e o site que ele acessa, só que em vez de um nome eles se identificam por uma sequência de até 12 números, que se chama de endereço IP. Mas agora voltando ao exemplo das pessoas, elas se comunicam pela fala verbal e compreendem a outra porque falam o mesmo idioma. Já os computadores em vez da fala verbal utilizam outros meios como: fios, o ar (Wireless), luz (fibra óptica) e etc. Para se entenderem também precisam falar o mesmo idioma, e é ai onde entra o Protocolo TCP, que é o responsável por interpretar o que é recebido e enviar dados que possam ser interpretados por outros.

Resumindo:
Assim, trabalhando o Protocolo TCP junto com o IP (conhecido também como Protocolo TCP/IP) eles transmitem os dados entre o servidor e o seu computador. O TCP manipula os dados e envia para o endereço IP correspondente do seu PC.


IP


Vamos entender um pouco mais sobre o IP (Internet Protocol), como já falamos ele é o endereço da máquina numa rede, no caso a rede em questão aqui é a internet. o IP é composto por 4 campos separados por pontos, onde cada campo pode ter até 3 números. Ex: 192.168.0.57 =P.


Mas como eu sei o número IP do meu computador? Para achar ele você pode acessar o site http://www.omeuip.com/ ou então vá no "Menu Iniciar" > "Executar" > digite "cmd" (sem aspas) para abrir o prompt de comando, e quando aparecer uma telinha preta digite o seguinte comando: "ipconfig" (sem aspas), e tecle "Enter", pronto as informações irão aparecer, e para achar seu IP procure pelo nome da sua conexão de internet que ele estará lá (para obter mais informações digite "ipconfig /all" sem aspas).
Agora que já sabemos o nosso IP vamos saber o IP do servidor que hospeda o site. Abrimos de novo o prompt de comando do windows (a mesma telinha preta, o "cmd") e agora utilizaremos um comado diferente, digite: "ping" + o endereço do site. Ex: ping google.com.br; agora tecle Enter que o IP do site será informado!!


DNS


DNS (Domain Name System) é o protocolo responsável por converter o www.algumacoisa.com.br em um número IP, para que possam ser enviados e recebidos os dados. Ele geralmente fica hospedado num servidor do nosso provedor de internet, e é bem importante, porque se ele não existisse teríamos que decorar um número IP pra cada site, o que complicaria bastante nossa vida.


Botando pra funcionar


Agora que já entendemos cada parte do processo vamos ver o que acontece na prática!!!


Site exemplo: www.google.com.br [209.85.195.104]
Nosso IP Fictício: 189.56.9.68


Mão na massa!!! primeiro abrimos o Navegador e digitamos na barra de endereço "www.google.com.br" e teclamos Enter. Agora o servidor de DNS do nosso Provedor de internet converte esse endereço em um número IP e nos retorna esse "209.85.195.104", agora que o navegador sabe do endereço IP do site, ele solicita a página inicial do google, e o TCP manda um pacote de dados do nosso computador [189.56.9.68] com essa informação para o servidor do Google [209.85.195.104]. Quando o pacote TCP chega lá o servidor lê o pacote,  +ou- assim: 


internet, 14/01/2011 às 08:53:34


Caro 209.85.195.104,


Eu 189.56.9.68 gostaria que o senhor me enviasse a página inicial do google.


Agradeço pela atenção.


(huahauhau xP, não é bem assim que acontece não, é bem diferente!!! só pra não complicar mais, associem que a leitura de pacotes acontece +ou- assim)


Assim que o pacote foi lido, o servidor [209.85.195.104] envia a página para 189.56.9.68 através do TCP também, assim que o pacote com página chega o navegador interpreta o código da mesma e monta na tela o site do Google!!!


Espero quando se perguntarem de novo como funciona a internet, agora saibam a resposta!!! Valew e até a proxima!!! 

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011