Twitter Orkut Facebook Feed

21 janeiro 2011

Como particionar o HD

Particionar é o ato de você dividir o espaço do HD em partes, estas chamadas de partições. Tudo certo, mas qual é a vantagem de se particionar um HD? Haha, são inúmeras as vantagens. Veja só.

Se seus arquivos importantes estiverem em uma partição separada, você vai ter mais: 
  • Segurança, pois caso a outra partição a partição do sistema corromper e der pau, seus arquivos vão estar intactos na outra partição;
  • Praticidade, pois no caso de uma formatação, basta formatar só a partição do sistema, que a sua estará intácta (só cuidado pra não apagar ou formaar a partição que estão seus arquivos);
  • Organização, pois você saberá que seu arquivos estão nessa partição e não na do sistema, amontoada com o resto dos arquivos;
Além desses pontos temos vários outros, mas pra não desviar do foco principal do post, vamos partir direto para o assunto.

Particionando o HD

Temos diversas formas de particionar esse danado, vamos ver algumas:

Quando vamos formatar e instalar um sistema operacional no PC, geralmente no cd de instalação do S.O. há presente um particionador, que durante as etapas de instalação permite que você crie uma nova partição, vamos ver alguns exemplos:

no Windows XP:
Para criar uma partição Pressione C e insira o tamanho da partição.
no Windows 7:


Aqui clique em Novo (New) insira o tamanho da partição aplique as definições.
É importante lembrar que para criar uma nova partição é necessário ter espaço livre o suficiente para que caiba a nova partição, caso contrário será necessário apagar uma partição para liberar espaço no disco.


Há também outra forma de se particionar um disco, através de programas que desempenham essa função, como os famosos Partition Magic, EASEUS Partition Master, e o Partition Wizard, dentre eles tenho como preferido o Partition Magic, mas por ser um programa pago, vamos utilizar aqui um free que gosto muito, o Partition Wizard (link para download versão Home), então vamos lá botar a mão na massa.


Depois de instalado o programa, você vai ver uma lista com todos os discos e  partições presentes:
Agora que podemos ver todas as partições do disco, vamos criar outra, mas como não há espaço livre, vamos utilizar um recurso interessante que é justamente comprimir uma partição, para fazer isso selecione a partição que você quer comprimir e na barra lateral clique em Move/Resize Partition ficando assim: 
Depois, arraste o cursor para definir o tamanho da partição depois de comprimida, e o espaço livre que irá sobrar para criarmos uma nova partição, clique em OK e você verá que irá aparecer um espaço livre entre as partições, para poder criar uma nova partição, clique em Create na barra superior e configure a partição na seguinte tela:
Em Partition label defina o nome da partição;
Em Create As defina Primary se for instalar um S.O. nela ou Logical se for para armazenamento de arquivos;
Em File System defina NTFS se estiver utilizando um S.O. windows, FAT e FAT32 são para mídias removíveis como pen drives e cartões de memória e versõs bem antigas do windows, e as outras são para Linux.
Em Drive Letter selecione a letra que você quer definir para a partição.
Em Cluster Size deixe na opção Default mesmo pois assim ele seleciona o melhor tamanho de cluster pro seu HD.
Depois defina o tamanho da partição e clique em OK.


Pronto depois de feito as configurações va na barra superior do programa clique em Apply que tudo vai ficar do jeitinho que você configurou!!! se quiser saber sobre aas outras funções do Partition Wizard acesse esse link e selecione o idioma na parte superior e direita do site!!!

0 comentários:


VerTeck Copyright © 2011